domingo, 17 de maio de 2009

Por que o bafo é quente e o sopro é frio?

Essa é uma pergunta, que quase ninguém pensa. Mas quando alguém faz, não sabe responder.
E são esses tipos de pergunta que vão formar a seção Curiosidades no BdP.
Li esta pergunta na capa de uma revista Mundo Estranho, exposta na banca, como muito de vocês, não soube responder, então comprei para dar uma conferida.
E para minha surpresa, a resposta é muito simples.

Quando vocês vão soprar, fecham a boca como se fosse dar um beijo em alguém, a velocidade com que o ar sai é rápida. Já quando você vai verificar se esta com mau hálito, abre a boca, e nesse caso, a velocidade é baixa. Ou seja, não há diferença entre os dois casos. A diferença de temperatura que sentimos é só por causa da velocidade.

Também há interferência da pressão, mas isso tambem é causado pela velocidade.
Créditos a revista Mundo Estranho, por pesquisar o por quê disto.
Me lembrei agora da velocidade Vm = S/T ... huahuahua

Um comentário:

  1. Eu tava um dia desses me perguntando isso... :)

    É, bem simples mesmo, eu não tinha pensado nisso, se o espaço é pequeno, a velocidade aumenta, e como consequencia a pressão diminui...

    Legalz *o*

    ResponderExcluir